O USO DE JOGOS NA INTEGRAÇÃO ENTRE CONTEÚDOS DE HISTOLOGIA E ANATOMIA NO MÓDULO SISTEMA LOCOMOTOR

Autores

  • Ana Beatriz Rabelo Bezerra
  • Ilana D'avila Fonteles de Sousa
  • Karla Geovana Vasconcelos Nascimento
  • Matheus Brandão
  • Lucas Gabriel Nunes Andrade
  • Virginia Claudia Carneiro Girao

Resumo

A associação entre as dimensões macro(Anatomia) e microscópica (Histologia) é um desafio importante para os estudantes na área de Ciências Morfológicas, especialmente entre os alunos recém ingressos. Analisar macroscopicamente um osso e suas características relacionar com suas características histológicas através da microscopia óptica pode parecer extremamente complexo para este aluno. Com o objetivo de suprir essa demanda, durante o módulo de Sistema Locomotor, foi preparada uma atividade de integração entre os conteúdos estudados com o auxílio de jogos. Nesse sentido, utilizamos o kahoot, plataforma digital em que uma avaliação é gameficada, possibilitando a realização de uma atividade interativa e usamos também um dominó físico sobre as diferentes articulações. Ambos os jogos foram realizados em equipes para que houvesse um momento de discussão entre os alunos. Observamos que a atividade proposta através do uso dos dois jogos promoveu a troca de ideias, mostrando-se como um excelente mecanismo de efetivação do aprendizado recém-adquirido, dando espaço para o levantamento de dúvidas e correções, o que enriquece bastante o conhecimento adquirido pelos participantes. Portanto, é de suma importância a realização de atividades desse teor, com o objetivo de desmitificar, gradativamente, a dificuldade vista por muitos alunos em histologia ou anatomia com o uso de jogos interativos que facilitam a aprendizagem.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XI Encontro de Aprendizagem Cooperativa