O USO DO ORANGE PI NA PERSPECTIVA EDUCACIONAL NA CULTURA MAKER

Autores

  • Jose Vieira da Costa Neto
  • Jefferson Gomes Brito
  • Arthur Petrone Brasil Fernandes
  • Jose Rogerio Santana

Resumo

Devido ao seu baixo custo, grande mobilidade e possibilidade de transformação, dispositivos IoT (do inglês Internet of Things), placas de desenvolvimento e computadores de placa única SBC (Single-Board Computers) têm ganhado cada vez mais espaço e popularidade em ambientes acadêmicos, residenciais e profissionais. A Orange Pi é uma SBC presente no mercado, utilizando um processador ARM (Advanced RISC Machine) e um sistema operacional GNU/Linux. Orange Pi é ideal para quem não quer apenas utilizar um pequeno computador, mas também para quem quer começar a desenvolver tecnologias, ferramentas, e até proporcionar que objetos da vida cotidiana estejam conectados entre si, sendo controlados e acessados através de redes intranet e internet. Podemos desenvolver diversas coisas com o Orange Pi, como computadores, servidores para pequenas aplicações, servidor de automação residencial, videogame retrô, centrais de mídia, entre outras possibilidades. Nesta pesquisa procuramos expor a importância do seu uso na perspectiva educacional aliada às práticas culturais digitais. Na perspectiva da cultura maker, possibilita que diversos grupos em atividade escolar consigam montar um laboratório de informática educativa, podendo também realizar diversas atividades que favoreçam o ensino de tecnologia, matemática e ciências naturais com a criação de um conjunto de produtos educacionais avançados, de baixo custo, como microscópios digitais, impressora 3D, microcomputadores controladores para atividades em eletrônica, mecânica e mecatrônica, entre outras possibilidades.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XI Encontro de Aprendizagem Cooperativa