OS DESAFIOS ENCONTRADOS COM A EXPERIÊNCIA DO ENSINO DE FILOSOFIA ADJUNTO COM OS PRINCÍPIOS DA APRENDIZAGEM COOPERATIVA

Autores

  • James Lukas de Souza
  • Francisco Adauto Santiago Neto

Resumo

Diante tamanhas formas de dar aula, o trabalho visa em mostra a experiência em que foi obtida através do Programa de Ensino à cooperação na escola (PRECE), onde se foi vivenciando a experiência em sala de aula. Uma vez que se pôde ver na Práxis à realidade da Escola, do aluno, do Docente e a relação de ambos. Assim com essa experiência de ver o ensino de Filosofia em sala de aula e é de uma importância enorme, pois para um Iniciante da docência especificamente da filosofia a contribuição dessa experiência ela molda o indivíduo que ainda não tem autoconfiança em dar aulas e que está cheio de dúvidas, e tudo que ele conseguir ver, sentir e vai enfrentar em meio a sala de aula, isto servirá que ele seja em tese um melhor profissional ou repense melhor sobre o papel da docência. Além disso, a experiência que aconteceu na Escola E.E.E Joaquim Antonio Albano onde nesta instituição de ensino foi visto como se aplica a utilização metodologia do PRECE mais especificamente a ETMFA na disciplina de Filosofia e de como essa metodologia surge feito nos alunos. Sendo que a metodologia traz uma nova cara para o ensino de Filosofia visto por muitos essa matéria muito tradicional no quesito ensino, além do mais essa nova metodologia cooperativa que o PRECE trás é presenciada nos alunos com suas reações a esse método diferente para eles, sendo que em todas suas experiências de aulas e educação só eram na metodologia tradicional de ensino. Por fim entrar numa reflexão sobre qual é o papel do docente deve ter com a escola e a importância desta como o contato com ensino para fins de adquirir a vontade de querer ensinar e ver a realidade como ela tal é

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XI Encontro de Aprendizagem Cooperativa