OS REFLEXOS DA EXPERIÊNCIA COM APRENDIZAGEM COOPERATIVA NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DOCENTE

Autores

  • Maria Francineiva Ferreira Lima
  • Aliny da Silva Portela

Resumo

Este trabalho apresenta a experiência vivenciada pela bolsista do projeto Letras Solidárias, pertencente ao Programa de Estímulo à Cooperação na Escola (PRECE), programa vinculado à Universidade Federal do Ceará (UFC), durante o primeiro semestre de 2019, enquanto graduanda do curso de Letras Português da Universidade Federal do Ceará (UFC). Dessa forma, este relato tem como objetivo dissertar sobre a atuação na facilitação de oficinas de produção textual modelo ENEM, elaboradas a partir dos conhecimentos adquiridos no âmbito da Aprendizagem Cooperativa, especificamente os cinco elementos dessa metodologia sistematizada pelos irmãos David e Roger Johnson. Além disso, pretende-se refletir sobre como esses componentes podem contribuir para a trajetória profissional do docente, além de expor a importância da cooperação durante a prática docente. A facilitação envolveu, por exemplo, atividades como a construção da parceria aluno-professor, a ministração de aulas e a revisão de redações. As oficinas foram aplicadas em uma escola de ensino médio em Fortaleza – CE, com a turma do 3° ano, entre abril e junho de 2019. Por meio da atuação docente na escola, viabilizada através do PRECE, o crescimento profissional e pessoal foi conquistado, pois o bom relacionamento em grupo, a boa didática e a capacidade de elaborar estratégias diante de situações adversas foram de grande relevância para a licencianda. Sabe-se que no atual modelo educacional são prevalecidas as aulas expositivas e a competição, esquecendo-se da cooperação e da existência de saberes diferentes, por isso, as ações desenvolvidas pelo PRECE mostram-se importantes para a formação docente. Visando a solidariedade, o protagonismo estudantil e a troca de conhecimentos, ultrapassando, assim, antigos paradigmas, o programa tem se mostrado uma ferramenta modificadora do ensino tradicional e modelo para a aplicação do ensino cooperativo.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XI Encontro de Aprendizagem Cooperativa