PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA EM APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL E GESTÃO DO CONHECIMENTO
Resumo
Este estudo tem como objetivo analisar como se caracteriza a produção científica brasileira sobre a temática aprendizagem organizacional e gestão do conhecimento consideradas conjuntamente. Para atingir o objetivo proposto, foi realizado um estudo bibliométrico de natureza descritiva, com abordagem quantitativa dos dados. Quanto aos procedimentos, realizou-se uma pesquisa documental a partir de dados secundários publicados na base de dados Scientific Periodicals Electronic Library (SPELL) entre 2008 a 2018. Observou-se movimentos de ascensão e declínio das publicações no período estudado (2008 a 2018). Os temas correlatos identificaram 29 palavras distintas. As pesquisas são empíricas, de abordagem qualitativa, de natureza descritiva, sendo bibliométrico, o método de coleta em bancos de dados a análise de conteúdo. Ressalta-se, que a presente pesquisa apresenta como contribuição uma análise quantitativa das publicações sobre aprendizagem organizacional e gestão do conhecimento nas áreas de Administração, Contabilidade, Economia e Turismo apresentando a evolução da produção científica, perfil de autoria, principais modelos teóricos, os aspectos metodológicos utilizados, temas correlatos e os setores mais pesquisados. Constatou-se, também, que o setor mais estudado são as instituições de ensino superior e o perfil de autoria é de dois autores por artigo, sendo doutores da região sudeste. Assim, conclui-se que uma ampla pesquisa envolvendo eixos temáticos relacionados a abordagem objeto deste estudo foi elaborada, traçando um panorama nessas áreas nos últimos 10 anos. Como limitação este estudo apresenta o fato de analisar a produção científica partir de periódicos publicados na base de dados Scientific Periodicals Electronic Library (SPELL), ou seja, em uma única de base de dados. Por fim, recomenda-se replicar esse estudo em outras bases, assim como em outros anais de eventos.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XI Encontro de Aprendizagem Cooperativa
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