PROGRAMA DE ESTÍMULO À COOPERAÇÃO NA ESCOLA (PRECE): MEMÓRIA EM VÍDEO

Autores

  • Sonni de Vasconcelos MendonÇa
  • Adriana Madja dos Santos Feitosa

Resumo

O presente estudo vem discorrer sobre as vivências e percursos como estudante do curso de cinema no projeto Memorial do Programa de Estímulo à Cooperação na Escola (Prece) na tarefa de conservar a memória do Programa com o uso de canais de natureza audiovisual. Tais atividades se justificam como meio da seleção dos legados e das práticas a fim de difundir o modelo da aprendizagem que fundamenta o Prece e como melhorar a sua difusão em contexto imagético. Minha pesquisa se fundamenta na elaboração de roteiros e gravação de vídeos e tem por objetivo contribuir com a memória do programa e as ações promovidas, além de tornar a prática o que venho aprendendo enquanto estudante do curso de Cinema e Audiovisual. A coleta de depoimentos de membros do Prece foi registrada e editada sob o intuito de compartilhar o ponto de vista daqueles que se envolvem com o Programa, reforçando sua importância em âmbito educacional. Como meio de pesquisa de caráter qualitativo, os procedimentos para a coleta de informação deram por meio da pesquisa documental, utilizando de recursos como arquivos de imagem/vídeo (acervo de imagens, documentários, documentos escaneados. Ainda procurando os elementos diegéticos que representassem o Prece, realizou-se um levantamento de informações sobre o Programa por meio de registros digitais com o aporte da Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica (EIDEIA), no blog memorial do PRECE, no site do Instituto Coração de Estudante, no canal no youtube “memorial do Prece”, além de fotos e vídeos disponibilizados no armazenamento em nuvem do Memorial.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XI Encontro de Aprendizagem Cooperativa