QUESTÃO DE ACESSIBILIDADE: OS PARADIGMAS DO ACOLHIMENTO E DA INCLUSÃO DE SURDOS NO PROGRAMA DE APRENDIZAGEM COOPERATIVA EM CÉLULAS ESTUDANTIS.

Autores

  • Mecia Maria Moura Batista
  • Arthur Santana Domingues
  • Mécia Maria Moura Batista
  • Hermany Rosa Vieira

Resumo

O presente artigo objetiva demonstrar a necessidade de maior inclusão de pessoas com deficiência auditiva e pessoas surdas no Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis (PACCE) na Universidade Federal do Ceará (UFC), influenciando este grupo e a comunidade estudantil, como um todo, a conhecer mais dos aspectos constituintes da aprendizagem cooperativa na UFC. Utilizando da união entre a quebra de paradigmas criados em torno da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), dos conhecimentos básicos na mesma (GESSER, 2010) e dos cinco pilares da aprendizagem cooperativa (JOHNSON Y JOHNSON, 1987) - interdependência positiva, habilidades sociais, responsabilidade individual, interação promotora e processamento de grupo. Foi observado que mais de 90% dos entrevistados acreditam que é importante a inclusão de surdos no PACCE e que um programa de bolsa com acessibilidade é benéfico para a visibilidade dessas pessoas. Desse modo é possível tecer relações que permitem a aplicação da LIBRAS no PACCE, promovendo a inclusão e o reconhecimento de estudantes surdos no programa. Ademais, obteve-se o resultado por intermédio da mescla de atividades interativas e expositivas propostas dentro das Reuniões Gerais do programa, na Semana de Humanidades e na Semana de Letras da UFC em conjunto da comunidade surda do curso de Letras-Libras, no escopo de propagar a comunicação através de LIBRAS dentro da Universidade.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XI Encontro de Aprendizagem Cooperativa