REFLEXÕES SOBRE O PAPEL DA EMPATIA E SOLIDARIEDADE NA RELAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS COM O PRECE.

Autores

  • Cynthia Karoline Silva Santos
  • Francisco Adauto Santiago Neto

Resumo

RESUMO Busca-se trazer por meio deste relato, experiências, sensações e reflexões acerca do que foi vivenciado nas atividades do Programa de Estímulo à Cooperação na Escola, tanto na escola, que consistiram, no primeiro semestre, na realização de observações acerca da construção do ambiente escolar, da dinâmica das aulas de História e da relação professor-aluno na sala de aula, como também, nas formações com o facilitador e colegas bolsistas, em atividades que consistiam em estudos acerca de temáticas como educação emocional, aprendizagem cooperativa, dentre várias outras, além dos momentos que tivemos no ''roda viva'', em conjunto com o PACCE. Já no segundo semestre do ano, não somente observamos, como também, ministramos aulas em algumas escolas, sob a supervisão dos professores que nestas atuam. Com estas aulas, visávamos a aplicação dos métodos da aprendizagem cooperativa. Além disso, semanalmente produzíamos planos de aula sobre diversos temas, utilizando suas técnicas. Este texto se construirá de maneira descritiva e reflexiva, pois serão demonstrados diversos momentos importantes de serem compartilhados, momentos estes, que nos trazem inúmeras reflexões. Tais experiências tiveram extrema importância em minha formação docente, que vem sendo trabalhada a anos. Estar presente na escola, regendo aulas ou não, traz satisfatórias contribuições para o desenvolvimento de um profissional da educação. Nos traz medos, desafios, esperanças, inquietações, agradecimentos, dentre tantas outras sensações e pensamentos.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XI Encontro de Aprendizagem Cooperativa