RELATO DE EXPERIÊNCIA ACERCA DAS VIVÊNCIAS ACADÊMICAS PROPORCIONADAS PELO PROJETO “EU CURTO A UNIVERSIDADE”.

Autores

  • Myllenna Alves Sousa Muniz
  • JosÉ Almir Melo da Silva Junior

Resumo

O presente trabalho surgiu da necessidade de relatar as experiências vivenciadas pela autora durante sua trajetória no Programa de Estímulo à Cooperação na Escola (PRECE) da Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica (EIDEIA), a partir de um relato de experiência vivenciado no projeto acadêmico “Eu Curto a Universidade”, durante o ano de 2019, na condição de aluna do curso de Engenharia de Produção Mecânica na Universidade Federal do Ceará (UFC). O Programa de Estímulo à Cooperação nas Escola (PRECE) tem como objetivos possibilitar estreitar a relação entre a Universidade Federal do Ceará e a educação básica, através de projetos de extensão no tocante às escolas públicas, além de visar o aumento da qualidade no ensino e provocar a diminuição das taxas de evasão nas escolas, além de introduzir a aprendizagem cooperativa nas mesmas, contribuindo para uma melhor formação dos futuros profissionais que atuam na bolsa.O relato em questão trata do compartilhamento de experiências vivenciadas durante as atividades desenvolvidas pelo projeto “Eu Curto a Universidade” e tem como objetivo discorrer sobre vivências oriundas da participação no referido projeto, considerando aspectos como: formações acerca de metodologias da aprendizagem cooperativa, visitação em escolas públicas da cidade de Fortaleza, visitas guiadas dentro do ambiente acadêmico e apresentação da Universidade aos estudantes de ensino médio nas escolas públicas. O relato é de grande importância para reflexão no que se refere a formação pessoal e acadêmica do universitário. A pesquisa foi baseada na inserção da metodologia da aprendizagem cooperativa no contexto das escolas públicas de Fortaleza, com os alunos do ensino médio. Por fim, os objetos de estudo tornam-se necessários ao aprimoramento e verificação dos resultados alcançados durante a pesquisa.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XI Encontro de Aprendizagem Cooperativa