RELATO DE EXPERIÊNCIA DE PARTICIPAÇÃO EM UMA CÉLULA DE APRENDIZAGEM COOPERATIVA

Autores

  • Robson Mateus de Medeiros Braga
  • JosÉ Almir Melo da Silva Junior

Resumo

O presente relato surgiu da experiência do autor como bolsista no Programa de Estímulo à Cooperação na Escola (PRECE), em uma célula de estudo de redação durante o primeiro semestre do ano de 2019 na condição de aluno da Universidade Federal do Ceará (UFC). O propósito de tal relato é expor as experiências alcançadas, tais como: Averiguação da motivação dos alunos, níveis de interesse e comprometimento. Este relato é plausível, pois é importante se ter conhecimento de como os jovens estudantes da escola pública se comportam frente as adversidades, o que os motivam e a interferência disso na sociedade. A célula foi realizada em uma escola da Rede Municipal de Fortaleza – Ceará, em uma turma de 3º ano do Ensino Médio. Finalmente, destaca-se que os estudantes de baixa renda enfrentam muitas dificuldades em sua trajetória escolar, sejam elas de cunho pessoal ou financeiro, e isso acaba por gerar um sentimento de impotência e desestímulo, o que justifica a importância do PRECE em atuar nas escolas públicas, pois esse programa tem por objetivo maior melhorar o ensino público e contribuir para uma sociedade melhor. A experiência vivenciada foi fundamental para se constatar algo que já vem sendo observado por muitos estudiosos, que é a questão da desmotivação em sala de aula na escola pública no Brasil. É fato comprovado de que a desmotivação escolar é algo bastante severo e consolidado no cenário brasileiro. Suas causas vão muito além da sala de aula e novos questionamentos podem ser elaborados.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XI Encontro de Aprendizagem Cooperativa