UM RELATO SOBRE A APLICAÇÃO DE JOGOS NOS ESTUDOS DAS CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Ana Helia Sousa Benicio
  • Ana ValÉria Roldan Viana

Resumo

Este trabalho se trata de um relato de experiência de uma bolsista do Programa de Estímulo à Cooperação na Escola (PRECE) que tem como principal objetivo integrar a Universidade Pública do Ceará às escolas públicas, desenvolvendo projetos que buscam levar informação e melhorias na educação das mesmas. A vivência que aqui está descrita aconteceu na Escola de Tempo Integral Professora Antonieta Cals,que fica situada no São João do Tauape, a qual tem parceria com o PRECE. Para o desenvolvimento do projeto nesta escola, foi escolhida a turma de nono ano A do ensino fundamental. No inicio da aplicação foi encontrada algumas dificuldades, como a falta de materiais para a confecção e até em relação ao material de impressão, também a resistência e falta de interesse dos alunos. Contudo, com o desenvolvimento do projeto, as dificuldades foram sendo sanadas, restando apenas a resistência de pouquíssimos alunos. Com o fim do projeto, foi possível observar que os jogos, foram além de ajudar na compreensão dos conteúdos, chegando a ajudar na formação e desenvolvimento dos objetivos do Programa de Estímulo à Cooperação na Escola-PRECE, como o protagonismo, a autonomia intelectual, as competências cooperativas entre os estudantes da escola, a promoção da prática da cooperação e da solidariedade, como também contribuir para a construção de relacionamentos favoráveis entre os estudantes e entre professores.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XI Encontro de Aprendizagem Cooperativa