USO DA APRENDIZAGEM COOPERATIVA NA IMERSÃO DA LÍNGUA INGLESA COMPARADA A EXPERIÊNCIA DE INTERC MBIO EM UM PAÍS QUE USE O INGLÊS COMO LÍNGUA PRINCIPAL

Autores

  • Izabela Forte Vasconcelos
  • Lara Aguiar Cunha
  • Huéslei de Miranda Moura
  • Raimundo Nonato Moura Furtado

Resumo

O artigo apresenta uma pesquisa de cunho etnográfico que busca analisar como a união de pessoas com níveis distintos de saberes em inglês pode, por meio de Células Estudantis de conversação, melhorar a proficiência na língua inglesa. A pesquisa utiliza, em comparação, indivíduos que, a partir de intercâmbios em que se fez uso da língua inglesa como idioma principal, aprimoraram a proficiência na mesma. O objetivo é mensurar em que nível a célula é capaz de proporcionar a imersão na língua sem que haja o deslocamento para outro país, assim como em que nível a metodologia da Aprendizagem Cooperativa influencia esse processo e quais os pilares mais trabalhados nesse sentido. O estudo foi realizado por meio de entrevista com membros de 3 células realizadas em 2019, e com estudantes que realizaram intercâmbio e utilizavam a língua inglesa como principal forma de comunicação. As perguntas visaram observar como os estudantes percebiam a própria evolução antes e depois da experiência prática com a língua, comparar a prática de imersão com outros processos de aprendizagem da língua e avaliar a importância das células estudantis para os indivíduos que não têm a oportunidade de realizar um processo de imersão mais complexo. Os resultados, após análise das respostas dos dois grupos, intercambistas e membros de células, que as células podem proporcionar experiência semelhante, em menor escala, fornecendo integração semelhante a de intercâmbio.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XI Encontro de Aprendizagem Cooperativa