VANTAGENS DA APRENDIZAGEM COOPERATIVA PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS INTERPESSOAIS

Autores

  • Alysson de Oliveira Andrade
  • Adriana Madja dos Santos Feitosa

Resumo

Este trabalho foi desenvolvido a partir das experiências do autor no Programa de Estímulo à Cooperação na Escola – Prece, durante o ano de 2019, na condição de bolsista do projeto de Comunicação. Assim, este relato tem como intuito discorrer sobre as experiências obtidas no curso de formação para bolsistas do Prece 2019, feitas por meio da observação e da leitura do material didático disponibilizado no processo formativo. Essa análise também, justifica-se pela importância de o estudante universitário vivenciar experiências para o entendimento da importância e das vantagens da aprendizagem cooperativa como método alternativo para os seus processos de ensino. O sistema tradicional de ensino que ainda é usado nas salas de aula representa o modelo no qual o professor tem como função passar seus conhecimentos para a turma, enquanto os alunos assistem e absorvem o conteúdo para posteriormente serem avaliados. Essa metodologia tradicional tem se mostrado pouco eficaz, tanto no que diz respeito à aquisição de conhecimentos como para a aquisição de competências interpessoais, pois não há a participação efetiva do aluno no aprendizado. Tendo isso em vista, torna-se necessário que as escolas abram espaço para aquisição de nossos métodos de ensino, tendo como foco a participação ativa dos estudantes no seu processo de aprendizagem, despertando neles mais interesse nas aulas e aumentando o desenvolvimento de competências. Sabe-se as dificuldades e falta de interesse dos alunos por práticas que usam o método tradicional de ensino, contudo por meio dos estudos e das atividades realizadas, foi possível notar o impacto positivo que as abordagens de ensino da aprendizagem cooperativa causam na aquisição de conhecimento e competências interpessoais. Dessa forma, faz-se necessário a adoção de métodos mais interativos que possibilitem a participação ativa dos alunos e que mostrem a valor da cooperação e solidariedade no âmbito da educação básica e superior.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XI Encontro de Aprendizagem Cooperativa