VERIFICAÇÃO DA APLICAÇÃO DA APRENDIZAGEM COOPERATIVA PELO CORPO DISCENTE DO CENTRO DE TECNOLOGIA DA UFC

Autores

  • Ingrid Beatriz Barros dos Santos
  • Vittória Ayumi Vasconcelos
  • Lucas Santos Oliveira
  • Jose Wellington Franco da Silva

Resumo

O presente artigo visa analisar se características da metodologia de Aprendizagem Cooperativa (AC), no modelo que mais se aproxima do que os irmãos Johnson desenvolveram, estão atualmente sendo reproduzidos pelos professores do Centro de Tecnologia (CT) da Universidade Federal do Ceará (UFC), tendo como público-alvo da pesquisa o corpo discente do mesmo centro. O foco da abordagem entre os participantes da amostra, que foi de 26 alunos, é se estes conhecem a metodologia e se a consideram eficaz, caso esteja sendo aplicada, ou se acreditam que seria eficaz, tendo em vista os conteúdos estudados. Para atingir este objetivo, realizou-se uma pesquisa exploratória, por meio da bibliografia relacionada, e por meio de uma pesquisa de campo, de caráter quanti-qualitativo, utilizando método comparativo e indutivo. Foi feita uma coleta de dados por meio de questionário online, com 26 alunos do Centro de Tecnologia, com nível de confiança 85% e margem de erro de 15%, que buscava saber se os estudantes viam nos professores comportamentos e atividades cooperativas sendo aplicadas em sala de aula. Os resultados apontam que, na visão dos estudantes, cerca de 15% dos professores aplicam aspectos da AC, mesmo sem sua teorização. Da mesma forma, cerca de 85% afirmam que os professores não aplicam aspectos da AC, gerando insatisfação e desestímulo ao aprendizado. Foi possível detectar que cerca de 15% dos professores conhece a metodologia e demonstram que a aplicação da mesma aumentaria o desempenho dos estudantes.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XI Encontro de Aprendizagem Cooperativa