VISITA À OFICINA DE PRODUÇÃO TEXTUAL: UM ESTÍMULO PARA FUTUROS FACILITADORES DE OFICINAS DE PRODUÇÃO TEXTUAL EM APRENDIZAGEM COOPERATIVA

Autores

  • Amanda Ellen Maciel Martins
  • Aliny da Silva Portela

Resumo

O presente trabalho foi construído a partir de uma experiência de visitação a uma oficina de produção textual modelo ENEM, baseada nos princípios da metodologia da Aprendizagem Cooperativa (AC). A oficina é uma ação desenvolvida pelo Projeto Letras Solidárias, que compõe o Programa de Estímulo à Cooperação na Escola (PRECE), da Universidade Federal do Ceará, e objetiva contribuir para uma cultura de leitura e escrita nas escolas públicas do Ceará. A oficina acontece em escolas parceiras do Programa, sendo facilitada por bolsistas do projeto Letras Solidárias. Assim, este relato de experiência tem como objetivo refletir acerca da contribuição estimuladora que o acompanhamento do funcionamento de uma oficina de produção textual, estruturada nos elementos da Aprendizagem Cooperativa sistematizados pelos estudos teóricos de David e Roger Johnson, pode gerar em futuros facilitadores. A oficina de produção textual em que se baseia este trabalho foi aplicada em uma escola pública estadual de Fortaleza, com alunos do terceiro ano do ensino médio, e visitada no dia 10 de junho de 2019, e a partir da visita à oficina foram feitas observações para a discussão acerca da relevância das visitas às oficinas. Por meio das observações, percebeu-se que a visita contribui para que os bolsistas do projeto, prestes a se tornarem facilitadores, possam superar a sensação de insegurança frente à aplicação da metodologia cooperativa e à ideia de transmiti-la para estudantes das escolas públicas, bem como, frente a expectativas relacionais interpessoais entre o(a) facilitador(a) e os estudantes participantes das oficinas. Conclui-se, portanto, que é possível pensar na visitação a oficinas de produção textual como um estímulo a futuros facilitadores, visto que antecipa um pouco da vivência e do funcionamento do processo de facilitação.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XI Encontro de Aprendizagem Cooperativa