A CONSTRUÇÃO DE MATERIAIS ALTERNATIVOS COMO POSSIBILIDADE PARA SE TRABALHAR A GINÁSTICA ESCOLAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Adriano Ferreira Nobre
  • Lucas de Vasconcelos Mendonça
  • KÁssia Mitally da Costa Carvalho

Resumo

A Ginástica é um dos conteúdos da cultura corporal de movimento, que de acordo com documentos balizadores da Educação nacional, como Base Nacional Comum Curricular e os Parâmetros Curriculares Nacionais, deve estar presente na escola, nas aulas de Educação Física desde as séries iniciais. No entanto, observamos que há uma dificuldade por parte dos professores em ministra-la, tendo como principal justificativa a ausência ou sucateamento dos materiais necessários para realizar as práticas gímnicas. O objetivo do presente trabalho é relatar a experiência na disciplina de Ginástica Escolar do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Ceará descrevendo a vivência e destacando, sobretudo, a construção de materiais alternativos que deveriam ser introduzidos em uma aula que os próprios alunos ministrariam para os colegas como trabalho final da disciplina. Para a preparação das aulas foi sorteado uma temática vivenciada pelos alunos durante o semestre. Os mesmos deveriam integrar conhecimentos técnicos, pedagógicos e históricos das modalidades abordadas. Trata-se de um estudo descritivo, de caráter qualitativo na modalidade de relato de experiência. Foram desenvolvidos materiais adaptados de acordo com a modalidade sorteada, por exemplo, “Ginástica Rítmica – aparelho adaptado maças”. A partir desses “desafios”, os alunos deviam ainda apresentar um orçamento que permitisse o debate sobre a viabilidade ou não do uso do aparelho apresentado. A partir dessa experiência vivenciamos situações com as quais podemos nos deparar durante sua atuação profissional em escolas. As aulas e debates mostraram a viabilidade e compreensão dos professores em formação sobre o conteúdo. Desta forma, é possível concluir que, a ginástica, pode e deve ser desenvolvida no âmbito escolar a partir de materiais alternativos, envolvendo os próprios alunos no processo de construção, desenvolvendo a noção de cooperação e importância de cuidar e preservar os equipamentos.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Experiências Estudantis