A DESCRIÇÃO DA EDUCAÇÃO ARTÍSTICA NA ESCOLA MUNICIPAL DE FORTALEZA

Autores

  • Patricia Martins da Silva
  • Beatriz Queiroz de Castro
  • Larissa de Souza Bezerra
  • Tethe Ingrid Magalhães de Araújo
  • Claudio de Albuquerque Marques

Resumo

Por meio de pesquisas realizadas a respeito do histórico da arte no Brasil vimos que, segundo Barbosa (2010), o ensino de Arte esteve presente no currículo escolar desde o século XIX, com diferentes características de acordo com o contexto político e social de cada época. Nesse contexto, ao longo do tempo o ensino de Artes no Brasil obteve grandes avanços, por outro lado necessita-se de reparos em algumas situações. Paralelo a isso, é possível observar, por meio da BNCC, que o desenvolvimento das atividades humanas ocorre a partir das ações no meio social, na qual o sujeito está inserido, e a partir daí diferentes habilidades são desenvolvidas como a verbal, a visual sonora, a corporal e a digital. Em consonância a isso, os objetivos da pesquisa foram observar como está sendo aplicada a Educação Artística no ensino fundamental e verificar se de fato há um enfoque nas quatro linguagens como defende a BNCC. Para isso, foi aplicado um questionário com as professoras e a coordenadora de uma escola pública da rede municipal de Fortaleza, as quais relataram sobre a situação da educação artística na referida escola. Foi utilizado um diário de campo onde realizamos algumas anotações consideradas pertinentes ao tema. Foi possível perceber a amplitude dos diversos conhecimentos e habilidades desenvolvidas através da arte. Porém, foi observada a falta de preparo dos profissionais para ligar a arte aos demais componentes curriculares, a fim de garantir às crianças um auxilio no desenvolvimento como ser humano, fazendo com que eles partilhem conhecimentos e, consequentemente, tratem de forma ampla os diversos campos que ensinam a pensar, refletir e produzir, focando tanto no campo individual como no campo coletivo, ambos baseados no conhecimento. Levando em consideração esses aspectos, percebeu-se que o ensino artístico na Escola Municipal onde a pesquisa foi realizada é precário e não recebe o devido olhar e cuidado que deveria por seus gestores e principalmente pelo órgão.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Experiências Estudantis