A ESCOLA E O ENSINO DE GEOGRAFIA: AS POSSIBILIDADES DO ENSINO DA CARTOGRAFIA
Resumo
Este trabalho trata de uma pesquisa realizada durante a disciplina de Estágio Curricular Supervisionado em Geografia I, dentro desse contexto o estágio por muitos é tratado como a “hora da prática”, no entanto, tem-se uma visão em que teoria e prática não são dicotômicas, mas sim indissociáveis, nesse ponto o estágio enquanto pesquisa nos dá um olhar mais aprofundado sobre a realidade escolar, e é de suma importância, pois durante esse estágio, pode-se perceber essa teoria e prática e usá-las em conjunto. A metodologia se baseou em acompanhamento de aulas dos alunos do 4° ano do ensino fundamental, com enfoque no conhecimento prévio dos mesmos em relação à cartografia. Nesta etapa diagnosticou-se o desinteresse dos alunos pelas temáticas cartográficas, o que trouxe questionamentos em torno da causa de tal desinteresse. A partir disso foi analisado o contexto socioespacial da escola para potencializar as práticas cartográficas no sentido de melhorar o ensino de geografia para esses alunos, para isso foram verificadas as práticas pedagógicas utilizadas pelo professor através de entrevistas e observação em sala para identificar as metodologias e recursos didáticos mais utilizados. Posteriormente foi feita uma intervenção fazendo o uso de termos cartográficos e utilizando a ferramenta Ar Sandbox (Caixa de Areia de Realidade Aumentada), desenvolvida por alunos do Laboratório de Geomorfologia Costeira Continental e Ambiental (LAGECO). Por fim, para obter resultados em torno da percepção dos alunos a respeito da experiência metodológica, foram aplicados questionários aos alunos e avaliadas as entrevistas com o professor, aplicadas durante e após o Estágio. Como resultado, alunos e professor avaliaram a experiencia como positiva, diagnosticando o recurso didático “Caixa de Areia” como potencial ferramenta na Educação Cartográfica, despertando o interesse dos discentes em torno dessa ciência.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XII Encontro de Experiências Estudantis
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.