A ESTÉTICA NA FORMAÇÃO DA PEDAGOGA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO ESTÉTICA NO CURSO DE PEDAGOGIA
Resumo
A educação estética emerge como imprescindível para a educação dos sentidos dos docentes. Estes detém o desafio de superar a dualidade razão/emoção para compreender a importância de promover o desenvolvimento humano de forma integral, formando indivíduos críticos e sensíveis à realidade. A disciplina optativa de Educação Estética (48h) ofertada para o Curso de Pedagogia (FACED/UFC), ministrada em 2019.2, pela profa Dra Luciane Goldberg, a partir dessa concepção, proporcionou uma série de experiências que despertaram nos estudantes novos sentires bem como a aquisição de novos significados e produção de conhecimento a partir de vivências estéticas. O objetivo deste trabalho é refletir acerca da importância da educação estética na formação acadêmica da Pedagoga a partir das práticas teórico-práticas nas aulas, com experiências de campo. A educação estética é voltada para o saber sensível, ligado ao cotidiano, à sensibilização da vida como ela é (DUARTE JR., 2001), desse modo foi que a disciplina de Educação Estética citada se realizou. Através de práticas teórico-vivenciais, percorremos vários territórios da FACED e de outros espaços de Fortaleza, usufruindo dos espaços a partir de uma perspectiva contemplativa, de plena presença e percepção. Por meio de experiências estéticas educativas (DEWEY, 1975, p.17), pudemos refletir sobre o antes, o durante e o depois das experiências, em um constante processo de (re)criação de significados, registrados em forma de textos e imagens em nossos Diários de Itinerância (BARBIER,2002), ampliando nosso poder de criação e percepção da realidade. Pelo exposto, conclui-se que é essencial à Pedagoga a oportunidade de vivenciar experiências estéticas na formação acadêmica, como a citada, posto que promove sensibilização à vida e reflexão enquanto docente. Assim, a profissional estará mais sensível aos seus estudantes e mais atenta para facilitar a educação dos sentidos destes de forma integral.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XII Encontro de Experiências Estudantis
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