A INTERDISCIPLINARIDADE PRESENTE NO DESENVOLVIMENTO DE ACERVOS E A ATUAÇÃO DO BIBLIOTECÁRIO
Resumo
O presente resumo expõe experiências vivenciadas na disciplina de Formação e Desenvolvimento de Acervos (FDA), do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará. A referida disciplina aborda aspectos teóricos e práticos que devem ser considerados ao se elaborar uma política de desenvolvimento de coleções. Nesse sentido são estudadas questões a respeito dos processos inerentes à construção de uma política, como por exemplo, a seleção de materiais, aquisição (compra, permuta e doação), desbaste e avaliação do acervo. No decorrer da disciplina, os processos citados são apresentados de forma minuciosa, possibilitando que os discentes compreendam sua aplicação no contexto das unidades de informação, não obstante, salienta-se que o desenvolvimento de acervos não está limitado ao livro enquanto único suporte de informação de uma coleção, abrangendo a outros tipos de materiais. Além disso, visitas técnicas em bibliotecas e museus e palestras com profissionais atuantes no mercado de trabalho fomentam uma aprendizagem dinâmica por mostrar situações práticas e desafiadoras do cotidiano. Explana-se, nesse contexto, adversidades que são recorrentes em unidades de informação e que precisam ser levados em consideração durante a elaboração de uma política de desenvolvimento de coleções. Nesse mote, a disciplina de Formação e Desenvolvimento de Acervos tem o importante papel de capacitar os alunos a gerirem e desenvolverem coleções, atividade esta que é intrínseca a atuação do bibliotecário. ademais, a disciplina ressalta a interdisciplinaridade do curso de biblioteconomia e da própria atuação profissional, uma vez que o bibliotecário possui competências para atuar em diversos tipos de unidades de informação, como museus, gibitecas, memoriais, arquivos e bibliotecas.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XII Encontro de Experiências Estudantis
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