A PARTICIPAÇÃO EM PESQUISA COMO POSSIBILIDADE DE INTEGRAÇÃO COM O CURSO

Autores

  • Rayanne Gabrielle Torquato de Freitas
  • Francisco Edimar do Nascimento Júnior
  • João Victor de Castro Azevedo
  • Daniely Ildegardes Brito Tatmatsu

Resumo

Observa-se nos estudos sobre evasão de estudantes nas universidades que múltiplos fatores podem ser considerados determinantes deste processo. Ressalta-se dois pontos em comum que seriam o distanciamento das disciplinas dos primeiros semestres da prática profissional e a ausência de atividades que desenvolvam um sentimento de pertença ao curso, assim como aos espaços da universidade. Nesse sentido, objetivou-se apresentar uma possível relação entre a experiência de alunos do início do curso que participaram como auxiliar de pesquisa e a integração com as atividades do curso de Psicologia. Realizou-se um relato acerca da experiência auxiliar em pesquisa básica no laboratório de Análise Experimental do Comportamento no primeiro período de 2019. Verificou-se que a experiência em pesquisa nos primeiros semestres permitiu o desenvolvimento de habilidades técnicas, como a manipulação dos animais, o procedimento de gavagem e a adaptação de equipamentos para os experimentos. Acerca da perspectiva teórica, possibilitou-se a discussão conceitual sobre os experimentos e o delineamento de pesquisa. Além disso, a participação ativa em um grupo bem como o uso diário dos espaços de pesquisa, tornaram possível um sentimento de pertença à universidade. Conclui-se que a participação como auxiliar de pesquisa contribuiu para uma maior integração com o curso, além do contato com uma perspectiva técnica e conceitual.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Experiências Estudantis