A PERSPECTIVA DOS ALUNOS SOBRE AS ATIVIDADES DO MONITOR DE ICS NO ANO DE 2019.1
Resumo
Introdução: O monitor é o elo entre o docente e o discente. Ele auxilia o docente a desenvolver os objetivos gerais e específicos das aulas e prepara o discente para realizar os trabalhos e provas propostos. Assim, tem papel central no processo de aprendizagem. Objetivo: Analisar a perspectiva dos alunos sobre as atividades do monitor do módulo Indivíduo, Cultura e Sociedade – ICS, do curso de fisioterapia da Universidade Federal do Ceará – UFC, no ano de 2019.1. Metodologia: Aplicação de um questionário com perguntas de múltipla escolha. O monitor foi avaliado em relação a esquematização das atividades, disponibilidade, interação com os discentes, formas de expôr os assuntos e a didática. Houve a participação de 35 alunos que escolheram entre as opções de respostas: "algumas vezes", "frequentemente" e "nunca". Resultados: Das oito perguntas respondidas, foram encontradas as respectivas porcentagens para a opção "frequentemente": incentiva as/os alunas/alunos a melhorar? (71,4%); Está disponível para esclarecer as dúvidas das/dos alunas/alunos? (91,4%); Dá oportunidade para as/os alunas/alunos exporem opiniões nas atividades de monitoria? (82,9%); Continua a explicar até que todas/todos entendam? (80%); Organiza bem a apresentação dos conteúdos propostos? (57,1%); Varia a maneira de expor/apresentar os conteúdos propostos? (48,6%); Procura saber sobre os interesses das/dos alunas/alunos? (54,3%); Corrige os exercícios que recomenda? (85,7%); Diante disso, foi observado que o monitor atendeu de modo favorável a demanda dos alunos acerca das atividades de monitoria. Conclusão: Através da análise das respostas fornecidas pelos alunos, foi possível notar que a perspectiva deles sobre o monitor é favorável no sentido dele ser um importante agente para o progresso dos mesmos durante o módulo de ICS.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XII Encontro de Experiências Estudantis
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