A PRODUÇÃO ACADÊMICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ SOBRE A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NOS ENCONTROS UNIVERSITÁRIOS DE 2016 A 2018

Autores

  • Emmanuelle Cynthia da Silva Ferreira
  • Luiz Sanches Neto
  • Luciana Venancio

Resumo

Os Encontros Universitários (EU) compõem uma formação que contempla um dos pilares da Universidade Federal do Ceará: a pesquisa. O evento, programado anualmente nos campi do interior do estado e na capital, permite que alunos(as) apresentem trabalhos que elencaram saberes em diversas áreas de conhecimento em colaboração com orientadores(as). Atualmente, são quinze categorias de encontros sob responsabilidade de diversas pró-reitorias, proporcionando vasta possibilidade de produção científica. A formação em educação física apresenta a modalidade de bacharelado e de licenciatura; esta, por sua vez, é um lócus complexo e politicamente acometido pela (in)devida atenção de políticas públicas. Nosso foco é no curso de licenciatura e o objetivo é revelar as pesquisas com a temática de Educação física escolar nos períodos de 2016, 2017 e 2018 no campus de Fortaleza. O percurso metodológico abrange uma busca sistemática de resumos a partir do termo: “educação física escolar” no website dos EU em cada ano. Foram sistematizadas planilhas no excel, houve escuta das apresentações e, em algumas, registro em áudio do gravador de celular (marca Samsung). Como resultados, identificamos um acréscimo no quantitativo de trabalhos aceitos nas edições dos EU em decorrência de bolsas, como é o caso do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), que se tornou incentivador de vários trabalhos em 2017. Em 2016 foram 17, em 2017 foram 27 e em 2018 foram 14 trabalhos relacionados à temática de educação física escolar. Notamos drástica redução no último ano, tornando-se viável a identificação da importância do PIBID para a formação inicial do(a) professor(a) de educação física. Consideramos que a viabilidade de adesão a programas de incentivo ao(à) licenciando(a) proporciona saberes e publicização de trabalhos fundamentados em práticas pedagógicas e reflexões baseadas na realidade do trabalho com a educação física nas escolas.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Experiências Estudantis