A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO CURSO DE LETRAS ESPANHOL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Laleska Pereira Sampaio
  • Letícia Ramalho Nascimento
  • Maria Valdenia Falcao do Nascimento

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo principal apresentar o Projeto de Intervenção desenvolvido no âmbito do Projeto Residência Pedagógica na UFC. Pretendemos, com o presente relato de experiência, mostrar como ocorreu o processo de ensino-aprendizagem de espanhol como língua estrangeira na EEEP Paulo VI, a partir da utilização de jogos e games como recursos lúdicos nas atividades didáticas realizadas. O Projeto de intervenção foi desenvolvido no período de 2018.2 a 2019.2 durante a Residência Pedagógica ofertada aos alunos de licenciatura pela CAPES/UFC. Tomamos como base para a construção do projeto a observação diagnóstica que levamos a cabo durante as aulas nas turmas de 1º e 2º do Ensino Médio. Observamos que os alunos apresentavam dificuldades para compreender os conteúdos estudados em sala, pois tinham pouco conhecimento da língua estrangeira, devido ao curto tempo de aula que tinham na semana e a outros fatores. A aplicação de jogos lúdicos durante as atividades didáticas em sala de aula teve como objetivo principal fixar conteúdos gramaticais e lexicais assim como aperfeiçoar a competência comunicativa dos alunos. Como resultado, pudemos comprovar na prática formas alternativas de melhorar o processo de aprendizado de uma língua estrangeira com alunos de ensino médio. Utilizamos como base de estudos para este trabalho, Vygostky (2005) que trata sobre a formação social da mente, o pensamento e a linguagem, e também as contribuições de Antunes (2006) sobre jogos como estratégia de ensino.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Experiências Estudantis