A TECNOLOGIA ASSISTIVA COMO INSTRUMENTO DE INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Autores

  • Hellen Stefanny ApolinÁrio Freire
  • Jéssica de Queiroz da Silva
  • Tayana Cibele Canafístula Torres
  • Veronica Salgueiro do Nascimento

Resumo

Este resumo demonstra os resultados de uma pesquisa realizada para a disciplina de Psicologia Social no Campo Público, do Curso de Gestão de Políticas Públicas, com o intuito de perceber a importância da tecnologia assistiva como ferramenta de inclusão e acessibilidade no ensino superior. E, a partir disso, discorrer acerca da relação da Psicologia Social nesse contexto. Para tal, realizou-se um estudo de natureza qualitativa, que se materializou através de pesquisa de campo exploratória com a combinação de técnicas metodológicas: observação participante, entrevista semiestruturada, juntamente com a técnica bibliográfica e a documental para triangular os dados. O estudo se deu de setembro a novembro de 2019, no Departamento de Estudos Interdisciplinares, consubstanciado por diário de campo, roteiro norteador de entrevista e registros fotográficos. Os sujeitos da pesquisa foram dois estudantes com deficiência e três colegas de classe deles, sem deficiência, além de dois servidores da Secretaria de Acessibilidade UFC-inclui. Neste universo, estes seriam os beneficiários e os atores institucionais das políticas de inclusão e acessibilidade na universidade. Com isso, a partir do método da triangulação, com a análise do conteúdo das respostas, da teoria e da percepção dos autores do trabalho, a tecnologia assistiva se mostrou, nos enunciados dos informantes do estudo, ser um recurso facilitador capaz de promover inclusão, uma vez que proporciona autonomia e independência a esse segmento de alunado. Pode-se perceber que a temática se reveste em um desafio permanente para o Estado e à sociedade como todo, visto que a deficiência em si não é limitadora, mas o meio em que se está inserido. Destarte, é premente incorporar um processo de escuta que privilegie a perspectiva dos beneficiários dentro das políticas, dando-lhes voz ativa. Nesse contexto, a maior contribuição da Psicologia Social estaria em colaborar na construção de uma subjetividade cidadã em sua integralidade.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Experiências Estudantis