A UTILIZAÇÃO DO PDSA NA CONSTRUÇÃO DE UM INSTRUMENTO PARA MEDIR O GRAU DE SATISFAÇÃO DO FAMILIAR DE PACIENTES EM UTI: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Fabian Elery Teixeira da Rocha
  • Camila Emanuelle Silva de Araújo
  • Edienovi da Costa Pereira
  • Patrícia Aquino de Queiroz
  • Sthefani Damasceno de Oliveira Tostes Pereira
  • Roberta Meneses Oliveira

Resumo

INTRODUÇÃO: O método de gestão PDSA (planejar, fazer, estudar e agir) tem o objetivo de melhorar processos continuamente. Logo, para a construção de um instrumento que meça o grau de satisfação do familiar, baseado no Net Promoter Score (NPS), em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), foi escolhido este método de gestão. A utilização do PDSA tornou possível a aplicação contínua do instrumento em uma UTI. OBJETIVOS: Relatar a experiência na elaboração de um instrumento voltado para medir o grau de satisfação da família, baseado no NPS, utilizando o PDSA. METODOLOGIA: A elaboração do instrumento foi realizada por enfermeira coordenadora da unidade juntamente com alunos integrantes da Liga Acadêmica de Enfermagem em Cuidados Críticos (LAECC), sendo constituído por: mudanças testadas, respostas esperadas, indicadores e o que é esperado como resultado, além de planejar as atividades, descrever a aplicação, discutir a diferença entre a expectativa e o obtido, e o objetivo do próximo PDSA. RESULTADOS: A produção artística foi feita por acadêmicos de enfermagem de uma universidade pública. O instrumento tem como base as seguintes perguntas: de 0 a 10, o quanto você recomendaria a UTI clínica para um amigo ou familiar? De 0 a 10, o quão satisfeito você está com o serviço? Também, foram questionadas informações básicas do paciente e do familiar, como podemos melhorar, críticas e elogios. A versão final tem na sua dimensão A4, em formato questionário, adequado para leitura. Assim, usar o PDSA torna possível minimizar erros e, logo, maximizar o tempo de construção do instrumento. CONCLUSÃO: O PDSA visa aperfeiçoar o planejamento das atividades de curto e de longo prazo. Ademais, esse método é utilizado devido sua importância para analisar o grau de satisfação dos familiares de pacientes de uma UTI, e a partir disso permitir possíveis melhorias na qualidade do atendimento.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Experiências Estudantis