A VISÃO DO PROFESSOR QUANTO AO USO DE TABLET NA ESCOLA

Autores

  • Francisco Anderson Costa da Silva
  • Jose Rogerio Santana

Resumo

A pesquisa tem, como base, o estudo sobre behaviorismo radical desenvolvido por Skinner, argumentando que fatores externos contidos no cotidiano das pessoas podem influenciar na construção e prática de determinadas ações condicionadas àquelas. Dentre estes fatores, o uso da tecnologia culturalizada se mostra cada vez mais presente na sociedade. A crescente evolução da tecnologia trouxe ao mundo, elementos que facilitam a vida do indivíduo. As inovações tecnológicas e a inclusão digital trouxeram para a educação brasileira fatores que proporcionam um bom desenvolvimento na formação da criança. Dentre estas inovações, destacamos o uso do tablet em sala de aula para fins educacionais. O uso do tablet nas escolas veio com um propósito de dinamizar atividades de ensino e facilitar a pesquisa de alunos. A figura do professor se coloca em destaque para avaliar a real necessidade do uso do tablet pelas crianças e como essa utilização pode contribuir ou afetar o seu trabalho, bem como a sua relação com os alunos. Na atual relação de ensino, se observa o auxílio do aparelho para desenvolver as aulas. A visão do professor é importante para analisar o quanto a utilização do tablet proporciona um aprendizado adequado e quais os riscos que ele oferece para a criança em formação, observando o número de funções oferecidas por este meio eletrônico. Foram utilizados para o desenvolvimento deste trabalho, consultas teóricas através de obras publicadas no ramo da educação, psicologia e informática. Também foram realizadas entrevistas com professores e alunos de escolas públicas e privadas. Por meio dos dados levantados, considerou – se uma visão otimista por parte do professor, mas ao mesmo tempo, cautelosa e reflexiva em se tratando da qualificação do profissional de educação, em sua formação continuada, buscando adaptar – se às inovações tecnológicas voltadas para o aperfeiçoamento das táticas educacionais.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Experiências Estudantis