ALIMENTAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO VINCULADO À EXPERIÊNCIA COMO BOLSISTA NA UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE EDUCAÇÃO INFANTIL NÚCLEO DE DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA
Resumo
As experiências com a alimentação, desde a mais tenra idade, conectam os bebês e crianças pequenas com o meio em que estão inseridas, expandindo sua percepção e comunicação com o mundo físico e social. O presente estudo reflete acerca de momentos de refeições de crianças de três anos. Tem como objetivo destacar as oportunidades educativas e as aprendizagens possibilitadas pelo momento do lanche, no cotidiano de um grupo de crianças de três anos, denominado Infantil 3B, na Unidade Universitária de Educação Infantil Núcleo de Desenvolvimento da Criança (UUNDC) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Os dados foram construídos a partir de observação participante e de estudos teóricos orientados pelas professoras do grupo. Os resultados indicam que, no grupo estudado, são valiosas as aprendizagens decorrentes da experiência cotidiana e coletiva de lanchar, entre elas destacamos as relativas: 1) a linguagens referentes aos alimentos (cores, sabores, aromas etc.); 2) ao conhecimento sobre os alimentos e construção de gostos e preferências; 3) à vivência e reconstrução de culturas alimentares; 4) a ações de servir-se e alimentar-se sozinha. Concluímos que o contexto relacional que marcava o momento nutricional e educativo do lanche permitiu que as crianças estivessem em contato com a dimensão social, cultural, simbólica e comunicativa presentes na prática social de alimentar-se, contribuindo para o desenvolvimento integral das criançasPublicado
2019-01-01
Edição
Seção
XII Encontro de Experiências Estudantis
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