ANÁLISE AMBIENTAL DO BAIXO E MÉDIO RIO JAGUARIBE A PARTIR DA AULA DE CAMPO DA DISCIPLINA DE RECURSOS HÍDRICOS
Resumo
Este trabalho visa a demonstrar a importância das aulas de campo da disciplina de recursos hídricos no departamento de geografia como um fator chave na percepção ambiental dentro de uma bacia hidrográfica no estado do Ceará. Os relatos das experiências em campo são fundamentais em demonstrar como os geógrafos atuarão na análise das paisagens daí a importância de defender estes tipos de aula. Dentro disso, a partir de sua saída do campo da teoria para o campo, observa-se uma bacia hidrográfica como uma unidade de área de estudo básica pois esse método de análise demonstra que a bacia é um elemento que possui dinâmicas sistêmicas relativa às drenagens de um rio principal, dentro disso, degradação e impactos ambientais sofridos de um lado da bacia pode vir a acarretar impactos em outros lugares e a bacia do rio Jaguaribe é a prova dessa dinâmica. O objetivo desse trabalho é relatar as experiências de campo da disciplina é demonstrar qual é a situação que o rio Jaguaribe se encontra a partir de uma avaliação ambiental a nível integrado entre as diversas regiões visitadas durante a aula de campo, entende-se que esse método de análise visa observar as potencialidades e limitações das diversas regiões da bacia e serve de modelo para o gerenciamento e monitoramento ambiental dessa região que devem ser realizados fazendo uma comparação entre diferentes lugares e que também pode demonstrar de forma atualizada, situacional e temporal o conhecimento sistemático sobre o baixo e médio curso da bacia hidrográfica do rio Jaguaribe.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XII Encontro de Experiências Estudantis
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