ANÁLISE ERGONÔMICA EM UM POSTO DE TRABALHO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ: RELATO DE CASO

Autores

  • Livia de Araujo Mota
  • Jéssica Sobral Ribeiro
  • Rodrigo Fragoso de Andrade

Resumo

Introdução: Diversos fatores influenciam a saúde do trabalhador em seu posto de trabalho. O papel do fisioterapeuta nesse contexto é analisar os riscos, traçando objetivos e estratégias para prevenção de dores relacionadas ao trabalho. Objetivo: Descrever a análise ergonômica de uma trabalhadora e seu posto de trabalho. Metodologia: Estudo de caso desenvolvido durante o módulo Clínica Fisioterapêutica em Patologias Reumáticas do curso de Fisioterapia. Foram coletados dados sociodemográficos e clínicos. Foram avaliados a presença de dor, incapacidade, estresse ocupacional e aspectos ergonômicos do local de trabalho. Relato de caso Trabalhador DCS, 41 anos, trabalha 8 a 10 horas/dia. Membro superior direito dominante, Índice de Massa Corporal (IMC) de 23,88 kg/m² e praticante de atividade física. Quanto à dor, foi avaliado que a paciente foi impedida de realizar atividades devido às dores no pescoço e ombros no último ano. Quanto à incapacidade, foi classificada em mínima relacionado às atividades como leitura, levantar coisas, prestar atenção, dirigir automóveis, dormir e diversão. Relacionado ao estresse, relatou dados que poderiam levar a prejuízos na saúde mental. No ambiente, foram classificadas como condição ergonômica ruim, mesa de trabalho; razoável, cadeira e interação do computador; boa, o sistema de trabalho e excelente, iluminação do ambiente, CPU, gabinete, monitor de vídeo e teclado. A paciente sente dores ao adotar posturas prolongadas, tem ritmo de trabalho normal e não realiza pausas. Considerações finais: A análise apresenta dados relevantes acerca da relação dos fatores do trabalhador e do local de trabalho. A avaliação proporciona ao fisioterapeuta propor estratégias de pausas, participar do programa de ginástica laboral e seguir as orientações relacionados à adoção de boas práticas durante o trabalho.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Experiências Estudantis