APLICAÇÃO DE INSTRUMENTO PARA AVALIAÇÃO DE INCAPACIDADES EM PESSOAS COM HANSENÍASE: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Ihasmyne da Silva Sousa
  • Lara Brasil Plutarco
  • Ana Kaline de Queiroz Silva
  • Maria Aparecida Ferreira Domingos
  • Paula Sacha Frota Nogueira

Resumo

Introdução: A Escala de Avaliação de Incapacidades da Organização Mundial de Saúde (WHODAS), atualmente em sua segunda versão, a WHODAS 2.0, foi desenvolvida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 2010. Este instrumento ancora o arcabouço teórico-conceitual da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF), abordando a condição de saúde do indivíduo na perspectiva do modelo biopsicossocial com o intuito de facilitar a incorporação da classificação nos serviços de saúde, através de uma medida padronizada e culturalmente adaptada de funcionalidade e incapacidade. Objetivo: O trabalho apresenta um relato de experiência, abordando a vivência de uma acadêmica de enfermagem da Universidade Federal do Ceará na aplicação do instrumento em indivíduos que vivem com hanseníase. Relato da experiência: Na realização das entrevistas, a aluna percebeu as particularidades de cada uma delas, onde boa parte dos entrevistados se sentiam desconfortáveis no início, mas após, depositavam seus sentimentos, vivências e dificuldades que enfrentavam diante da doença, da realização do tratamento, incapacidades físicas, baixa autoestima, perda de vínculos, medo, vergonha, culpa, rejeição, raiva, se tornando visível o estigma que essa doença ainda carrega, trazendo um grande sofrimento e dor para seus portadores. A experiência foi bastante construtiva para a formação acadêmica, por possibilitar essa aproximação com a comunidade, permitindo a criação do vínculo, os esclarecimentos e desmistificações de questões acerca da doença, deixando os indivíduos redescobrirem seus valores, como também a oportunidade de sua inserção na família, comunidade e amigos como um ser humano ativo.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Experiências Estudantis