APLICAÇÕES PRÁTICAS DO ENSINO NA MELHORIA DOS ESPAÇOS FÍSICOS DA UNIVERSIDADE NO DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA E URBANISMO E DESIGN
Resumo
De acordo com o Artigo Primeiro do Edital PIBI (Programa Institucional de Bolsas de Inovação) 2019, esse programa de bolsas tem como finalidade a interação entre os conhecimentos adiquiridos pelos alunos, em sala de aula, e a necessidade de inovação rumo à criação de novos caminhos e tecnologias, a fim de atingir os objetivos institucionais da UFC (Universidade Federal do Ceará). Diante disso, o seguinte trabalho, desenvolvido no ano de 2019, através da Oficina Digital do DAUD (Departamento de Arquitetura, Urbanismo e Design) teve como objetivo aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula com as demandas da UFC, mais especificamente do DAUD. Para isso, como dito anteriormente, a Oficina Digital teve um papel fundamental por se caracterizar como um laboratório que tem como um dos principais objetivos incentivar os alunos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design a trazerem uma esfera mais material e construtiva para os projetos desenvolvidos em sala de aula. No início do projeto, foram analisadas e identificadas as demandas que o espaço físico do departamento demonstrava, e diante desses dados, foram pensadas possibilidades de requalificação de alguns desses espaços, sempre dinamizando não só os conhecimentos adquiridos em sala de aula, mas também a interação entre os alunos de ambos os cursos. Após esse estudo de possibilidades, a Galeria de Estudos do DAUD foi escolhida como espaço a ser trabalhado no escopo do projeto, tendo em vista que há algum tempo ela estava subutilizada, servindo apenas como depósito de mesas e cadeiras. O projeto consistiu da criação de um novo Layout para o espaço, proposição de novo mobiliário e a criação de um painel, que tanto servirá como barreira visual e acústica para as salas que existem próximo à galeria, quanto como uma forma de incentivar a participação da comunidade discente, tendo em vista que haverá um concurso de ideias para esse painel.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XII Encontro de Experiências Estudantis
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