APRENDIZAGEM COLETIVA DE INSTRUMENTOS DE SOPRO/MADEIRA COMO POSSIBILIDADE PARA A FORMAÇÃO DOCENTE
Resumo
O trabalho é um relato de experiencia docente realizada pelo autor como atividade extracurricular voluntaria de extensão por meio de monitoria de instrumentos de sopro/madeira, no Instituto de Cultura e Arte (ICA) da UFC, sob orientação do professor Filipe Ximenes Parente, no semestre 2019.1. Tendo por base o trabalho de pesquisa que apresenta princípios que fundamentam matrizes para a aprendizagem coletiva de instrumentos de sopro/madeira (Parente, 2018), o projeto pretendeu oferecer oportunidades de vivências para o aprendizado instrumental à comunidade acadêmica e a comunidade geral de Fortaleza e toda a região metropolitana. O grupo foi composto, inicialmente, por oito alunos, jovens a partir de dezoito anos, quatro homens e quatro mulheres, sendo três clarinetes, três flautas transversais e dois saxofones alto. O processo aprendizagem se deu através do primeiro contato com o instrumento, a experimentação, o diálogo com os colegas, a pesquisa e estudo individuais, e se aprofundou por meio da prática coletiva. Os encontros eram semanais e, ao fim do período, cinco alunos continuavam a frequentar a monitoria. Como resultado, destaca-se a possibilidade de todos poderem tocar peças simples em conjunto nos seus instrumentos, além disso, percebeu-se uma autonomia individual onde os mesmos já conseguiam pesquisar, escolher e executar também pequenas peças individuais. Este período proporcionou um maior envolvimento do autor com a prática docente, levando em consideração que se trata de um curso de licenciatura, isso facilitou as possibilidades a serem trabalhadas, posteriormente, no estágio obrigatório do curso.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XII Encontro de Experiências Estudantis
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