APRENDIZAGEM EM DESENHO PARA ENGENHARIA QUIMICA DA UFC: UM RELATO DE EXPERIENCIA

Autores

  • Felipe Soares Correa Carvalhedo Silva
  • Mariana Bernardine Beviláqua
  • Helder do Nascimento Veras
  • Cely Martins Santos de Alencar

Resumo

A educação em Engenharia depara-se com o desafio de criar meios de transmissão de conhecimentos de forma efetiva e duradora. Com este propósito, o ensino-aprendizagem deve ser realizado de maneira envolvente, contextualizada e motivante. Este trabalho relata experiências de alunos na disciplina de Desenho para Engenharia, na qual são realizadas atividades que requerem o uso de softwares habilitados em sala e de técnicas de desenho à mão livre ensinadas, com uma metodologia que faz o uso de slides simples; uma aplicação prática através dos softwares disponíveis nos computadores da sala; e docentes sempre disponíveis para ajudar. Nós fomos estimulados a criar um projeto a partir dos conteúdos apresentados em sala, com uso de softwares; simulando fenômenos relacionados ao conteúdo do primeiro ano de Engenharia da UFC. O projeto escolhido foi hidrociclones com a intenção de entender o seu funcionamento e otimizar a eficiência na sua separação líquido-sólido através de uma variação na pressão de alimentação. O desafio na produção de hidrociclones é a medição correta do diâmetro do cilindro central para que a pressão interna do equipamento não caia bruscamente. Com isso, a atuação da pressão determina a eficiência total pois ela define o diâmetro mínimo das partículas que caem no Underflow. Quanto maior a pressão de alimentação menores são as partículas separadas, garantindo um maior poder de separação. Os recordes dos resultados mostram que o uso de uma pressão alta não é sempre indicada pois depende da função da máquina. Além disso, manter tal pressão no hidrociclone é uma tarefa cara que necessita de manutenção constante, por isso é feita uma análise para entender o processo e saber quando variar a pressão. Como considerações finais, relata-se um grande engajamento dos discentes no processo de desenvolvimento e na elaboração de materiais gráficos dos modelos expostos em vídeos, gráficos, propostos no plano de aula de fechamento do semestre.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Experiências Estudantis