APRESENTAÇÃO DAS ÁREAS DE ATUAÇÃO DO FARMACÊUTICO A ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
A democratização do acesso ao ensino superior tem motivado cada vez mais o jovem a buscar esse caminho como alternativa na busca por um futuro melhor e para o sucesso profissional. Entretanto, a falta de conhecimento acerca das possibilidades de atuação limita a escolha dos alunos do ensino médio sobre qual carreira seguir. Uma dessas áreas é a farmácia que foi enraizada como o profissional que apenas vende medicamentos nos estabelecimentos comerciais, apesar do Conselho Federal de Farmácia reconhecer mais de 130 especialidades de atuação do farmacêutico. O objetivo deste trabalho foi relatar a experiência de estudantes do curso de Farmácia na apresentação das áreas de atuação do farmacêutico a alunos do ensino médio de uma escola pública em Fortaleza. Foram ministradas palestras a alunos do 3º ano do ensino médio em que foram apresentadas as linhas de atuação do farmacêutico e suas especialidades, bem como demonstrações de atividades práticas. Como resultado, percebeu-se que os alunos conheciam pouco acerca do potencial de exercício do farmacêutico, mas que as explicações dadas puderam sanar grande parte das dúvidas presentes. Além disso, as demonstrações teórico-práticas realizadas nas análises clínicas ilustrou a complexidade e a necessidade de estudo constante para quem escolhe essa linha de atuação e as práticas simples de manipulação realizadas pelos próprios estudantes sob orientação dos palestrantes, como a preparação de álcool em gel 70% e de um pó efervescente utilizado em comprimidos demonstrou o que se pode fazer em uma farmácia magistral. Assim, a Farmácia apresenta um grande potencial de atuação profissional e até os alunos que não conheciam o curso demonstraram interesse em seguir essa carreira. Foi possível aumentar o próprio conhecimento acerca do assunto abordado e desenvolvimento na comunicação e relação interpessoal, fato que os ajudarão na atividade profissional.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XII Encontro de Experiências Estudantis
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