ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO PACIENTE PSIQUIÁTRICO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Anne Santiago do Nascimento
  • Victoria Lima Rodrigues
  • Nirla Gomes Guedes

Resumo

Simbolizando cerca de 12% da carga total de doenças, os transtornos mentais, que se configuram por um conjunto de sintomas, incluindo ansiedade, fadiga, irritabilidade e queixas somáticas, tem se mostrado importante, pelo número crescente de casos, conhecer melhor essa realidade para que o profissional de saúde possa intervir na esfera da promoção da saúde ou prevenção de agravos assistindo sempre de forma melhorar a saúde do doente (SILVA et al, 2018 e VICENTE et al, 2013). O estudo objetiva relatar a experiência de assistência à paciente com depressão. Trata-se de um relato de experiência acerca da assistência ao paciente psiquiátrico, ocorrida na disciplina de Semiologia do curso de Enfermagem da UFC, em junho de 2019. A abordagem aconteceu como atividade da disciplina, em um hospital escola de Fortaleza, Ceará, por meio de entrevista e exame físico. Inicialmente, as acadêmicas apresentaram-se e explicaram o propósito da entrevista. A paciente, apesar de encontrar-se sonolenta devido às medicações previamente administradas, mostrou-se solícita contribuindo conforme solicitado. Posteriormente, o exame físico foi realizado com bastante cautela, tendo em vista a história pregressa de violência física e emocional. Observa-se, a importância da abordagem cautelosa e do raciocínio clínico e frente às situações não usuais. Os principais diagnósticos de enfermagem estabelecidos foram: risco de suicídio, desesperança, processos familiares disfuncionais e interação social prejudicada. A vivência proporcionou impactos positivos à formação profissional das discentes, atentando-as sobre a necessidade de formação direcionada à saúde mental. Além disso, acrescenta-se que experiências como essa aproximam o discente da realidade de pacientes com sintomatologias e diagnóstico de transtornos mentais, ajudando na compreensão da atuação do enfermeiro nesse contexto e na emancipação do aluno no cenário da prática.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Experiências Estudantis