ATIVIDADES DIDÁTICAS E JOGOS COMO PROJETO DE INTERVENÇÃO NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DO ESPANHOL

Autores

  • Chrislayne Silva Monteiro
  • Maria Gelciana Silva
  • Maria Valdenia Falcao do Nascimento

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo principal apresentar a aplicação e os resultados do projeto de intervenção elaborado para a Escola Paulo VI, durante nossa participação no Projeto de Residência Pedagógica (CAPES/UFC), no período de 2018/2019. No referido projeto de intervenção, empregamos atividades didáticas que utilizassem jogos para o ensino das habilidades comunicativas em língua espanhola. Inicialmente, conduzimos uma observação diagnóstica durante as aulas normais da disciplina e percebemos as principais dificuldades enfrentadas pelos alunos na aprendizagem da língua espanhola. A partir desse diagnóstico, elaboramos um plano de intervenção que objetivou desenvolver e aplicar estratégias que ajudassem os alunos a desenvolver as quatro habilidades comunicativas (falar, ouvir, ler e escrever). A metodologia aplicada durante o projeto de intervenção consistiu da aplicação de dez jogos e atividades lúdicas durante as aulas de língua espanhola. Segundo Garcia (2003), as atividades lúdicas são recursos que permitem captar a atenção dos alunos, fazendo com que estes tenham desejo de participar ativamente das tarefas promovidas. Nesse sentido, consideramos que por meio dos recursos lúdicos empregados pudemos promover uma aprendizagem mais significativa dos participantes. Como resultado das práticas desenvolvidas, foi-nos possível compreender melhor a importância e o impacto de atividades didáticas como ferramentas de ensino/ aprendizagem, visando despertar um maior interesse e participação dos alunos e como consequência obter um melhor desempenho da competência comunicativa dos estudantes na língua alvo.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Experiências Estudantis