ATIVIDADES INTERPROFISSIONAIS DE PROMOÇÃO DE SAÚDE DESENVOLVIDAS EM UMA ESCOLA PÚBLICA NA CIDADE DE FORTALEZA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Manoela Moura de Sousa
  • Ana Victoria Costa Freitas
  • Brenda Karen Barbosa do Vale
  • Milena Soares Bulcão Holanda Martins
  • Patricia Moreira Collares

Resumo

Introdução: A atividade lúdica é utilizada na Promoção de Saúde como método alternativo que auxilia no processo de aprendizagem por meio da participação, do envolvimento e da motivação dos participantes buscando a associação entre o conhecimento e à melhoria da qualidade de vida. Objetivo: Relatar o desenvolvimento de atividades educativas realizadas em uma Escola Pública de Ensino Fundamental na cidade de Fortaleza. Métodos: Relato de experiência de caráter descritivo. Realizado por acadêmicos e docente do Curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Ceará, membros do NASF da UAPS Anastácio Magalhães, sob demanda levantada por uma escola pública na cidade de Fortaleza. Realizado no mês de Novembro de 2019, na referida escola, abordando o público alvo de adolescentes (N=20). Resultados: Foram aplicadas atividades com os seguintes temas: educação sexual, exercício físico e cuidados em saúde. As atividades foram elaboradas seguindo os passos: 1 - Observação das demandas do público alvo junto a equipe do NASF; 2 - Reunião para elaboração das atividades a serem realizadas no dia da intervenção; 3 - Elaboração de cronograma de atividades e escolha dos alunos/turmas que iriam participar; 4 - Execução do protocolo, 4 turmas sendo representadas por 5 alunos de cada turma, com duração de 1 hora, sendo divididos em 4 estações; 5 - Relatório com a devolutiva e impressões sobre a atividade desenvolvida. Diante disso, foi possível estabelecer uma base para construção e execução de atividades educativas na área da promoção de saúde. Conclusão: A construção de atividades educativas em um âmbito interprofissional é bastante significativo para a promoção de saúde de adolescentes. Dessa forma, a elaboração de dinâmicas educativas em formato lúdico torna- se viável para aplicação das mais variadas profissões que atuam no campo da Atenção Primária em Saúde.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Experiências Estudantis