AVALIAÇÃO DE TENDÊNCIAS EM MARKETING DIGITAL NA ÁREA DE FITOTERAPIA

Autores

  • Joao Lucas Quindere Saraiva
  • Igor Lima Soares
  • Francisca Amanda de Oliveira Silva
  • Mary Anne Medeiros Bandeira

Resumo

Introdução: Os fitoterápicos são medicamentos obtidos pelo emprego exclusivo de matérias-primas ativas vegetais, caracterizados por sua conhecida eficácia e riscos de uso, porém, como qualquer outro medicamento, o seu uso incorreto pode gerar problemas à saúde, e em uma sociedade que vem passando por certas mudanças no comportamento do consumidor, a internet tem se tornado um facilitador para compra destes produtos online, sendo uma prática amplamente incentivada pelo marketing digital mal-intencionado. Objetivo: Avaliar como o marketing digital é utilizado para atrair visitantes através de anúncios de produtos vendidos como fitoterápicos ou produtos contendo plantas medicinais em sua composição, com alegação terapêutica. Metodologia: Busca em cinco plataformas de e-commerce amplamente conhecidas (Mercado Livre, Submarino, eBay, Shoptime e Extra), realizando-se a busca pelos produtos através do uso dos termos: "fitoterápicos", "fitoterapia", " chás" e "produtos fitoterápicos". Os produtos foram tabelados, de acordo com as principais plataformas em que foram encontrados, e em seguida, analisaram-se os resultados obtidos. Resultados: A maioria dos produtos encontrados na pesquisa utilizando-se o termo “chá” possuíam alegação terapêutica de emagrecedores, os quais ainda afirmavam ter poder laxativo, termogênico, metabólico e diurético. Para a pesquisa realizada com os termos "produtos fitoterápicos", "fitoterápicos" e "fitoterapia", localizaram-se produtos para administração por via oral na forma de cápsulas, os quais alegavam apresentar os mesmos benefícios antes mencionados para os “chás” além de apresentarem indicação terapêutica para doenças cardiovasculares, celulites e estrias. Conclusão: Todos os fitoterápicos pesquisados ofertados em e-commerce são vendidos como produtos naturais e que não trazem riscos a população, sendo essa a principal ferramenta para atrair a população que acredita na idéia errônea de “se é natural não vai fazer mal”.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Experiências Estudantis