AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO ZOOTÉCNICO DE PTEROPHYLLUM SCALARE ALIMENTADOS COM DIFERENTES FONTES ALIMENTARES DESDE A FASE LARVAL

Autores

  • Danilo de Andrade Oliveira
  • Francisco Rodrigo Oliveira Braga
  • Francisco Ikaro Xavier de Sousa
  • Oscar Pacheco Passos Neto

Resumo

O acará bandeira (Pterophyllum scalare) é uma das espécies de peixes de maior destaque na aquicultura ornamental e na aquariologia devido a sua grande variedade de cores, formato exótico e comportamento. Este peixe é um ciclídeo originário da bacia amazônica e algumas linhagens podem alcançar preços elevados. O objetivo do presente trabalho é avaliar o efeito de diferentes fontes alimentares para larvas de acará-bandeira (Pterophyllum scalare) quanto ao seu desempenho zootécnico. A pesquisa é desenvolvida pelo Grupo de Estudos em Aquariologia (GEAq), no Laboratório de Cultivo Interno (LCI), localizado no Centro de Biotecnlogia em Aquicultura (CEBIAQUA), do Departamento de Engenharia de Pesca, do Centro de Ciências Agrárias, da Universidade Federal do Ceará. As larvas foram divididas em aquários de volume útil de 40 L, sifonados diariamente em 10% de seu volume para remoção de fezes, eventual sobra de alimento e demais detritos. As larvas foram submetidas a três diferentes tipos de tratamento alimentar: 1) controle (C), alimentado exclusivamente com naúplios de artêmia recém-eclodidos; 2) náuplios de artêmia e microverme (AV); 3) microvermes (V). Cada tratamento é composto por três repetições, totalizando nove unidades experimentais que foram estocadas com 17 larvas de acará bandeira cada. Semanalmente são aferidos oxigênio dissolvido (mg/L), pH e temperatura (ºC). A cada cinco dias são aferidos nitrogênio amoniacal total (NAT; mg/L) e nitrito (mg/L). Com os valores de NAT e pH é estimada a concentração de amônia tóxica (mg/L). Além dos parâmetros de qualidade de água supracitados, também serão avaliados sobrevivência (%), peso final (g), dimensões (cm) e presença de anormalidades, bem como comparar o desempenho zootécnico das larvas entre os diferentes tratamentos.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Experiências Estudantis