AVALIAÇÃO FORMATIVA NA FORMAÇÃO INICIAL DO PEDAGOGO: POEMAS E APRENDIZAGENS NO PORTFÓLIO “SEMEANDO CIÊNCIA”
Resumo
O curso de licenciatura em Pedagogia da UFC possibilita que o estudante em pedagogia seja preparado para atuar futuramente como professor de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental. Para isso, o curso dispõe de dois componentes curriculares relacionados à preparação específica para a atuação nessa área, sendo um destes: Tópicos em Ciências da Natureza. Esse trabalho objetiva apresentar a minha experiência no processo de avaliação formativa, proposto neste componente curricular cursado entre agosto a dezembro de 2019. A abordagem implementada durante esse percurso é fundamentada na perspectiva da CTSA. As atividades propiciaram aos estudantes a assimilação de conhecimentos específicos sobre ciência e tecnologia, bem como conhecimentos didáticos para ministrar conteúdos de ciências nos anos iniciais. Foi proposto como um dos instrumentos avaliativos, a construção de um portfólio para “relatar” as experiências e também as aprendizagens assimiladas ao longo desse percurso formativo. Cada aluno pôde construir o seu portfólio de modo peculiar e criativo, desse modo, resolvi narrar as minhas experiências e aprendizagens por meio de sete poemas, elaborando seis relacionados às aulas sobre: transpiração foliar, grupos vegetais, cadeia alimentar, produção de recurso didático de ciências naturais, divulgação do recurso e projeto de ensino de ciências. O sétimo poema correspondente às considerações finais, resume os agradecimentos e as aprendizagens assimiladas. Os poemas foram dispostos em uma apresentação contendo 32 slides, alguns destes ilustrados por fotos registradas durante as atividades. O portfólio se mostrou um recurso interessante para a realização de uma avaliação formativa, pois possibilitou ao autor associar as aprendizagens construídas nas aulas, as pesquisas complementares em artigos e sites sobre os assuntos abordados, as experiências cotidianas e a expressão artística literária, possibilitando aprendizagens e formação significativas.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XII Encontro de Experiências Estudantis
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.