AÇÃO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE COM USUÁRIOS DE UMA UNIDADE BÁSICA, ACERCA DA PREVENÇÃO DE TOXOPLASMOSE GESTACIONAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
Introdução:A toxoplasmose é uma infecção parasitária grave, e se torna mais relevante quando há transmissão vertical, pois as sequelas para o neonato são sérias. O modo mais eficaz de evitar as consequências dessa doença é a prevenção, partindo da disseminação de informações acerca do tema, com intervenções de educação em saúde, tendo como principal metodologia a ativa. Objetivo:Relatar experiência da intervenção de educação em saúde realizada por acadêmicas de enfermagem, utilizando de demonstração prática e econômica de uma medida de prevenção a toxoplasmose gestacional para usuários de uma unidade básica de saúde. Metodologia:Aplicou- se uma metodologia ativa de oficina, exercida no corredor da unidade de saúde para que pudesse atingir a maior quantidade de pessoas. De início, houve exposição oral sobre a importância do uso da caixa de areia e o local devido para descarte de fezes dos gatos. Logo após foi realizada a oficina de caixa de areia e uma simulação da utilização. Foram usados materiais acessíveis à população, como caixa de papelão, sacos plásticos, fita adesiva, pá e areia limpa. A simulação iniciou com a escolha do local preferível pelo dono, o preparo da caixa de areia, exposição do manejo ideal para retirada de fezes, troca da areia e a higienização das mãos após os procedimentos. Resultados:Durante a atividade foi claro o interesse da população acerca do tema e suas medidas profiláticas, por meio de perguntas e colocações do cotidiano vivido pelos participantes no decorrer da simulação. Conclusão:Contudo, torna-se visível a necessidade de divulgar a importância da prevenção da toxoplasmose gestacional, por conta das graves consequências ao feto. Além do mais, educar e orientar a população sobre prevenção de infecções é um papel relevante da enfermagem, uma vez que é por meio desta educação que podemos reduzir os índices prejudiciais da doença e melhorar a saúde da população.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XII Encontro de Experiências Estudantis
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.