AÇÃO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOBRE OS EFEITOS DE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NA SEGURANÇA DO PACIENTE - RELATO DE EXPERIÊNCIA.

Autores

  • Mariany Piedade Almeida Albuquerque
  • Arielle Oliveira de Almeida
  • Jade Elizabeth Prado dos Santos
  • Caroline Bessa da Silva
  • Luciane Alves de Oliveira

Resumo

Introdução: A Inteligência emocional é uma ferramenta extremamente importante para a segurança do paciente, pois proporciona a identificação das emoções e o saber lidar com elas de uma forma positiva, facilitando o trabalho em equipe no ambiente hospitalar e favorecendo um melhor cuidado ao paciente. Desse modo, a inteligência emocional tem cinco princípios: autoconhecimento, autorresponsabilidade, automotivação, autocontrole e autoconfiança.Tendo em vista a sua importância na segurança do paciente, faz-se necessário discutir essa temática com estudantes e profissionais de enfermagem. Por conta disso,foi feito uma uma ação de educação em saúde sobre esse tema com buscando fomentar o autoconhecimento e melhorar a prática profissional. Objetivo: Descrever a ação de educação em saúde sobre efeitos da inteligência emocional na segurança do paciente. Metodologia: É um estudo qualitativo do tipo relato de experiência desenvolvido por discentes de enfermagem no terceiro semestre, na disciplina de Educação em Saúde. A ação foi aplicada no dia 21 de novembro no Departamento de Enfermagem, para o Núcleo de Pesquisa em Gestão de Cuidado em Saúde - NUGESC. A ação contou com a participação de 15 membros do grupo de pesquisa e foi utilizada a metodologia de exposição oral com a utilização de vídeos e dinâmicas. Resultados: Com a ação de educação em saúde, foi percebido através da comparação entre pré-teste e pós-teste um crescimento no aprendizado sobre o assunto e na compreensão da importância de se abordar o tema, causando satisfação e clareza aos participantes. Conclusão: Portanto, foi possível explanar o assunto e perceber através do pós-teste como também de questionamentos feitos pelos participantes após a ação que se teve um rico aprendizado. Os participantes estavam buscando trazer o aprendizado para sua prática profissional e ambiente acadêmico, o que demonstra assertividade no tema escolhido e efetividade da educação em saúde.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Experiências Estudantis