AÇÃO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOBRE OS EFEITOS DE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NA SEGURANÇA DO PACIENTE - RELATO DE EXPERIÊNCIA.
Resumo
Introdução: A Inteligência emocional é uma ferramenta extremamente importante para a segurança do paciente, pois proporciona a identificação das emoções e o saber lidar com elas de uma forma positiva, facilitando o trabalho em equipe no ambiente hospitalar e favorecendo um melhor cuidado ao paciente. Desse modo, a inteligência emocional tem cinco princípios: autoconhecimento, autorresponsabilidade, automotivação, autocontrole e autoconfiança.Tendo em vista a sua importância na segurança do paciente, faz-se necessário discutir essa temática com estudantes e profissionais de enfermagem. Por conta disso,foi feito uma uma ação de educação em saúde sobre esse tema com buscando fomentar o autoconhecimento e melhorar a prática profissional. Objetivo: Descrever a ação de educação em saúde sobre efeitos da inteligência emocional na segurança do paciente. Metodologia: É um estudo qualitativo do tipo relato de experiência desenvolvido por discentes de enfermagem no terceiro semestre, na disciplina de Educação em Saúde. A ação foi aplicada no dia 21 de novembro no Departamento de Enfermagem, para o Núcleo de Pesquisa em Gestão de Cuidado em Saúde - NUGESC. A ação contou com a participação de 15 membros do grupo de pesquisa e foi utilizada a metodologia de exposição oral com a utilização de vídeos e dinâmicas. Resultados: Com a ação de educação em saúde, foi percebido através da comparação entre pré-teste e pós-teste um crescimento no aprendizado sobre o assunto e na compreensão da importância de se abordar o tema, causando satisfação e clareza aos participantes. Conclusão: Portanto, foi possível explanar o assunto e perceber através do pós-teste como também de questionamentos feitos pelos participantes após a ação que se teve um rico aprendizado. Os participantes estavam buscando trazer o aprendizado para sua prática profissional e ambiente acadêmico, o que demonstra assertividade no tema escolhido e efetividade da educação em saúde.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XII Encontro de Experiências Estudantis
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.