BINGO DAS CORES: UM RECURSO DIDÁTICO PARA ENSINAR PROBABILIDADE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
Os conceitos relacionados ao conteúdo de probabilidade são importantes para compreensão de eventos aleatórios que ocorrem no dia a dia, tais como jogos de futebol, atividades de lançamento de dados e análise de dados vinculados nas diversas mídias. Apesar de probabilidade está inserida no currículo escolar, nossas vivências enquanto estagiárias no segundo ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos permitiu observar que as metodologias de ensino adotadas, em sua maioria, visam práticas tradicionais, o que remete ao uso de modelos, de fórmulas e exercícios repetitivos. Com o intuito de apresentar uma proposta lúdica, este trabalho teve como objetivo analisar as contribuições do jogo bingo das cores à luz da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A pesquisa foi realizada com seis estudantes do 2° ano do Ensino Fundamental, de uma escola particular situada no município de Fortaleza, sendo organizada em cinco momentos: Roda de conversa para o levantamento de conhecimentos prévios, exploração do jogo por parte das crianças, explicação das regras, aplicação do jogo e uma reflexão com as crianças sobre os conceitos estudados. Verificou-se o desenvolvimento dos conceitos relacionados à habilidade EF02MA21 relacionada ao conteúdo de Probabilidade na BNCC, tendo como base os questionamentos e comentários dos estudantes antes, durante e após a realização da atividade. O jogo bingo das cores possibilitou aos alunos o levantamento de hipóteses e o desenvolvimento de noções de eventos probabilísticos, como: pouco prováveis, muito prováveis, improváveis e impossíveis.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XII Encontro de Experiências Estudantis
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