CAPACITAÇÃO SOBRE O USO RACIONAL E DIFERENCIAÇÃO BOTÂNICA DE PLANTAS MEDICINAIS DE USO POPULAR PARA PROFISSIONAIS DE UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE - UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
O presente trabalho visa relatar a experiência de acadêmicos do curso de farmácia da UFC no projeto de extensão da liga de fitoterapia (LAFITO UFC), promovido no posto de saúde Waldemar de Alcântara no dia 03/09/2019. O Brasil é reconhecido por sua biodiversidade e riqueza biológica que torna-se ainda mais importante por estar aliada a uma sociodiversidade que envolve vários povos e comunidades, com visões, saberes e práticas culturais próprias. Neste sentido, é imprescindível promover o resgate, o reconhecimento e a valorização das práticas tradicionais e populares de uso de plantas medicinais e remédios caseiros, como elementos para a promoção da saúde, conforme preconiza a Organização Mundial da Saúde. A ação foi realizada através de uma roda de conversa e apresentação em PowerPoint, para melhor suporte teórico e utilizando também mudas de plantas disponibilizadas pelo Horto de Plantas Medicinais Prof. Francisco José de Abreu Matos da UFC para realizar a diferenciação e reconhecimento botânico. Participaram cerca de 20 profissionais de saúde. As plantas foram expostas e passadas de mão em mão para que os profissionais pudessem verificar seus aspectos organolépticos. Afim de melhor orientar os participantes, procurou-se saber se eles conheciam a planta apresentada, como eles as identificavam, para qual finalidade utilizavam, como faziam o preparo e como procediam em relação a posologia. Suas experiências pessoais com a utilização das plantas medicinais foram ouvidas e levadas em consideração fomentando a discussão em grupo. Por fim, conclui-se que o projeto permitiu aos profissionais o aprendizado prático e aporte teórico na orientação sobre a importância do uso racional das plantas e sua diferenciação botânica, fortalecendo e ampliando o saber popular com uma medida que resgata e valoriza o uso de plantas medicinais.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XII Encontro de Experiências Estudantis
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