CASA DE CULTURA PORTUGUESA E PERCURSO FORMATIVO DOCENTE

Autores

  • Erick Moura Rodrigues
  • Raimundo Nonato Moura Furtado

Resumo

O presente trabalho tem como foco a exposição de experiências e vivências como professor bolsista na Casa de Cultura Portuguesa da Universidade Federal do Ceará – UFC, de fevereiro de 2019 ao mês de novembro do mesmo ano. Durante esse tempo, foi possível vivenciar experiências enriquecedoras e de grande valia, que contribuíram significativamente para a minha vida acadêmica enquanto estudante de Letras. Tive a oportunidade de pôr em prática e reelaborar os conhecimentos que adquiri durante o curso e, assim, pude perceber maneiras mais eficazes e produtivas para o desenvolvimento das atividades em classe. Desse modo, tomando a visão de professor como ponto de partida, percebi que minha aprendizagem foi consideravelmente ampliada. A sala de aula me serviu de laboratório, de modo que pude testar métodos de ensino e adaptá-los aos alunos, observando e compreendendo o funcionamento de cada turma. As referidas experiências, durante a execução da bolsa, possuem grande valor para a construção de um profissional consciente das necessidades específicas de cada ambiente, pois é possível unir teoria e prática e, dessa forma, realizar uma criteriosa autoavaliação através dos resultados apresentados pelos alunos ao fim de cada ciclo. A aplicabilidade do conhecimento, as orientações recebidas por partes dos professores orientadores, certamente atuarão de forma positiva durante e após a jornada acadêmica, demostrando a importância da bolsa para a formação docente.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Experiências Estudantis