CONCEPÇÃO E ESTRUTURAÇÃO DE SITE INSTITUCIONAL PARA O CURSO DE BACHARELADO EM GASTRONOMIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)

Autores

  • Maria ThaÍs Firmino da Silva
  • Alessandra Pinheiro de Goes Carneiro

Resumo

A premissa deste trabalho se alinha ao relato de experiência acerca do processo de concepção e estruturação de site institucional para o curso de Bacharelado em Gastronomia da Universidade Federal do Ceará (UFC). O site, com hospedagem modelo padrão, está sob a égide da Resolução CATI Nº 04, de 22 de novembro de 2016, que prevê a “geração da infraestrutura para construção de sítios institucionais padronizados para as unidades administrativas e acadêmicas da UFC”. Enquanto Bacharelado que forma profissionais capazes de investigar e atuar em campos de pesquisa, docência, produção, gestão, criação e sustentabilidade, o Curso de Gastronomia precisava de site que lhe permitisse viés comunicacional, sob perspectiva oficial, com o público interno e externo à Instituição. Dessa forma, ao aliar minha graduação em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo e Mestrado em Comunicação com as possibilidades interdisciplinares no âmbito da Gastronomia, foi possível desenvolver projeto fundamentado na constatação de que mesmo em meio ao "boom" de redes sociais, que promovem vertiginosa interação entre membros e setores da sociedade, o site institucional permanece como ferramenta comunicacional efetiva à comunicação oficial. Isso porque, diferente da instabilidade propiciada por critérios de preferência, comuns à utilização de redes sociais, o site institucional não se efetiva sob o domínio de terceiros e tem sua existência atrelada à determinação de seu detentor. Por fim, durante o desenvolvimento do trabalho foi possível identificar que a interligação entre Comunicação e Gastronomia se efetiva, dentre outros aspectos, pelo estabelecimento de canais de comunicação acessíveis ao público, o que permite a viabilização de condições para a eficiência no atendimento das necessidades informacionais da comunidade interna e externa, bem como privilegia quesitos como publicidade, transparência e acessibilidade na gestão do serviço público.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Experiências Estudantis