CONHECENDO O ZOOLÓGICO: UMA AULA DE CAMPO DE BIOLOGIA INCLUSIVA PARA DEFICIENTES VISUAIS
Resumo
A discussão sobre educação inclusiva vem crescendo nos últimos anos, ainda de forma tímida, nos ambientes escolares e universitários. Essa educação é extremamente importante de ser abordada durante a formação do futuro docente, devido ao despreparo dos educadores de lidar com as deficiências. A deficiência visual pode ser definida como uma limitação do campo de visão, sendo divida em baixa visão (capacidade de perceber luminosidade até o grau de interferência ou limitação do desempenho) e cegueira (falta da percepção de luz até a perda total da visão). A grande maioria das temáticas da Biologia é estudada por meio do uso de ferramentas ópticas e/ou textos explicativos, sendo essas formas de abordagem feitas por meio da visão. Assim, temos como objetivo relatar nossa experiência a partir da descrição de uma aula de campo voltada para a inclusão de deficientes visuais. A aula foi desenvolvida no Zoológico Municipal Sargento Prata, Fortaleza, Ceará, como componente da disciplina Biologia de Campo Aplicada ao Ensino. Inicialmente, houve uma dinâmica com utilização de animais taxidermizados para estímulo do tato, em conjunto com uma explicação geral sobre répteis, aves e mamíferos, os grupos de animais com maior diversidade encontrada no Zoológico. Em seguida, visitamos os recintos dos animais, conversando um pouco sobre a morfologia e a ecologia do animal, relembrando os aspectos táteis que foram sentidos nos materiais taxidermizados. Como suporte, confeccionamos um pequeno livreto com tecidos que representassem a pele dos grupos tratados, a fim de facilitar a compreensão dos alunos. A aula de campo ministrada nos possibilitou uma reflexão dos desafios que podem surgir na docência, nos mostrando a importância de pensar e desenvolver aulas inclusivas para todos alunos. Pudemos perceber a importância que a educação inclusiva tem na formação docente e que, mesmo com obstáculos, estes podem ser vencidos com atitudes e reflexões voltadas à educação inclusiva de qualidade.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XII Encontro de Experiências Estudantis
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