CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTO EDUCATIVO SOBRE HIGIENE DAS MÃOS E HIGIENE ORAL PARA CRIANÇAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.
Resumo
A higienização das mãos para crianças é muito importante pois através desse ato simples previne-se viroses, infecções e diarréias as quais muitas crianças estão sujeitas. Além disso a higiene oral é outro ato de simples realização mas que muitas vezes, as crianças necessitam de orientação e estímulo acerca da realização. Objetivo: Relatar a experiência da construção de um instrumento de educação em saúde sobre higienização das mãos e higiene oral para crianças. Metodologia: Estudo do tipo relato de experiência sobre a construção de um instrumento educativo, que ocorreu no mês de novembro de 2019, destinado para um público infantil acerca da importância da higienização das mãos e higiene oral. A construção foi dividida nas seguintes etapas: Levantamento bibliográfico, Revisão integrativa, Elaboração textual, Construção de Layout e criação do produto final da tecnologia avaliativa. Resultados: O instrumento é constituído por três etapas: a primeira é um pré-teste com 5 perguntas, cujo objetivo é identificar os conhecimentos prévios que as crianças possuem sobre o assunto abordado; em um segundo momento, ocorre uma dinâmica em que retirar-se de um caixa perguntas e casos relacionados ao tema que serão feitas para as crianças e espera-se que as mesmas respondam e dessa forma ocorra uma discussão e trocas de conhecimentos sobre o tema, e por fim, na terceira etapa o pós-teste para avaliar se por meio do instrumento as crianças conseguiram compreender a importância da higienização das mãos e higiene oral, assim avaliando se o instrumento foi eficaz e quais as mudanças e melhorias que devem ser acrescidas. Conclusão: Dessa forma, Instrumentos de Educação em Saúde com conteúdos educativo sobre higienização das mãos e higiene oral são capazes de facilitar o processo de ensino-aprendizagem, permitindo transferência de conhecimento mediante envolvimento e participação do indivíduo e possibilitando troca de experiências e aprimoramento de habilidades.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XII Encontro de Experiências Estudantis
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.