CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTO EDUCATIVO SOBRE HIGIENE DAS MÃOS E HIGIENE ORAL PARA CRIANÇAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.

Autores

  • Maria de Jesus Araujo De Oliveira
  • Caio Victor Fernandes de Oliveira
  • Mariana Sales Bastos
  • Rebeca Gomes de Amorim
  • Regina Claudia Melo Dodt

Resumo

A higienização das mãos para crianças é muito importante pois através desse ato simples previne-se viroses, infecções e diarréias as quais muitas crianças estão sujeitas. Além disso a higiene oral é outro ato de simples realização mas que muitas vezes, as crianças necessitam de orientação e estímulo acerca da realização. Objetivo: Relatar a experiência da construção de um instrumento de educação em saúde sobre higienização das mãos e higiene oral para crianças. Metodologia: Estudo do tipo relato de experiência sobre a construção de um instrumento educativo, que ocorreu no mês de novembro de 2019, destinado para um público infantil acerca da importância da higienização das mãos e higiene oral. A construção foi dividida nas seguintes etapas: Levantamento bibliográfico, Revisão integrativa, Elaboração textual, Construção de Layout e criação do produto final da tecnologia avaliativa. Resultados: O instrumento é constituído por três etapas: a primeira é um pré-teste com 5 perguntas, cujo objetivo é identificar os conhecimentos prévios que as crianças possuem sobre o assunto abordado; em um segundo momento, ocorre uma dinâmica em que retirar-se de um caixa perguntas e casos relacionados ao tema que serão feitas para as crianças e espera-se que as mesmas respondam e dessa forma ocorra uma discussão e trocas de conhecimentos sobre o tema, e por fim, na terceira etapa o pós-teste para avaliar se por meio do instrumento as crianças conseguiram compreender a importância da higienização das mãos e higiene oral, assim avaliando se o instrumento foi eficaz e quais as mudanças e melhorias que devem ser acrescidas. Conclusão: Dessa forma, Instrumentos de Educação em Saúde com conteúdos educativo sobre higienização das mãos e higiene oral são capazes de facilitar o processo de ensino-aprendizagem, permitindo transferência de conhecimento mediante envolvimento e participação do indivíduo e possibilitando troca de experiências e aprimoramento de habilidades.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Experiências Estudantis