CONSTRUÇÃO DE UM PLANO DE CUIDADOS INDIVIDUALIZADO VOLTADO AO ADOLESCENTE
Resumo
INTRODUÇÃO: O ambiente escolar é propício para realizar orientações ao adolescente sobre alimentação, sexualidade, saúde mental, puberdade, uso de álcool e drogas, dentre outros. É de suma importância que a enfermagem atue junto à escola por meio de ações de promoção da saúde, de prevenção de doenças e agravos à saúde, tendo a oportunidade de consultar os adolescentes com mais privacidade. OBJETIVO: relatar a experiência de acadêmicas de enfermagem na construção de um plano de cuidados individualizado voltado ao adolescente. METODOLOGIA: Estudo descritivo do tipo relato de experiência, realizado com adolescentes, do sétimo ano, em uma escola municipal de Fortaleza-CE, na qual foi realizada uma ação educativa. Os dados foram descritos conforme a realização da ação. RESULTADOS: Cada estudante era consultado com uma dupla de acadêmicas de enfermagem, participando de uma entrevista com abordagem de temas como puberdade, alimentação, sono, desempenho escolar, sexualidade, situação familiar, dentre outros. Foi necessária a execução de um plano de cuidados, e após avaliar as condições de saúde do adolescente, foi decidido produzir o material baseado em um jogo no qual o jovem demonstrou interesse. Foi utilizado um aplicativo online para elaboração desse plano, contendo nome do adolescente e alguns personagens do jogo, com orientações voltadas à saúde e às necessidades individuais. O plano de cuidado foi entregue ao adolescente e foi feito uma leitura de todas as orientações apresentadas. O estudante demonstrou satisfação e interesse em conhecer o plano individualizado, como também relatou perceber a necessidade de mudança nos hábitos de vida. CONCLUSÃO: A criação do plano de cuidados foi de suma importância tanto para as estudantes de enfermagem, uma vez que foi possível conhecer as necessidades específicas do adolescente para realização de intervenção, como para o adolescente que foi acompanhado por um plano sistemático para melhoria dos seus hábitos de vida.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XII Encontro de Experiências Estudantis
Licença
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